domingo, 31 de março de 2013

DigiDica: Criando títulos coloridos no Photoshop

Bem, no post passado eu disse que talvez fizesse uma digidica sobre como fazer títulos coloridos. E, como eu estou na fase de fazer esse tipo de título, decidi compartilhar. Os elementos e papéis usados no layout desse exemplo são do kit Palestine, da Marisa Lerin. A fonte se chama Marela, e eu baixei do Netfontes.

Esse é o jeito que eu sei fazer, no Photoshop, e, em minha opinião, é bem simples. eu não sei fazer isso em nenhum outro programa, e, provavelmente, tem gente que faz de outros jeitos. Eu vou dizer de modo mais ou menos detalhado, pressupondo que quem está lendo está mais ou menos familiarizado com as ferramentas principais do photoshop. Mas, prá quem já tem bastante experiência, provavelmente não vou falar nada muito novo. Eu não sei o nome de todos os termos no photoshop em português, já que o meu é em inglês. Mas, sempre que eu souber, coloco os nomes em portugês.

Em primeiro lugar, eu coloco quase tudo o que eu quero colocar no layout, deixando só para dar uns "toques finais" depois de montar o título, e escolho uma fonte cujo traçado seja grosso. Depois, crio uma nova pasta para layers (no ícone sinalizado na próxima imagem e coloco cada letra do meu título em um layer diferente, todos dentro da pastinha.


É nesse ponto que eu começo a ajustar os lugares de cada letra e mudar a ordem dos layers de modo que algumas letras apareçam por trás ou pela frente das letras mais próximas a elas. E também escolho a cor de cada layer, tirando as cores ou da foto, ou dos elementos e papéis do layout, usando o eyedropper (conta-gotas). Eu não faço a sequencia exata de cores, ou fica parecendo meio artificial, mas vou mesclando as cores de modo mais ou menos proporcional. É importante não esquecer que você precisará de uma cor contrastante para o contorno de todas as letras, então reserve uma cor para isso.

Terminada essa fase, você vai clicar com o botão direito do mouse no layer da primeira letra, escolher a opção "blending options", e, lá, vão escolher a opção stroke (é a última opção), clicar na caixinha de checagem e depois clicar em cima da palavra stroke, como mostra a segunda imagem:


Onde está escrito color e tem uma caixinha (que provavelmente vai estar em preto), você clica em cima da caixinha e coloca a cor que você quer que fique no contorno das letras. Depois, você meche na primeira barra (tamanho) até o contorno ficar tão grosso quanto você queira. Clica em ok e voilá. Você vai ter que fazer isso com todas as letras. Muitas vezes, basta clicar com o botão direito no layer que está pronto, clicar em copy layer style, clicar no layer que você quer fazer, também com o direito, e depois paste layer style. Mas às vezes fica esquisito, e você vai precisar fazer pequenos ajustes indo novamente em blending options -> stroke. Não coloque sombras nessa etapa.

Quando esse processo estiver encerrado é que você realmente define a posição das letras. não se esqueça de girar algumas delas levemente, (control+T é o atalho para free transform, que te permite, entre outras coisas, girar), e colocar algumas mais para cima e outras mais para baixo.

Quando sua palavra estiver do jeito que você quiser, você clica com o botão direito na pasta dos layers, clica em "rasterize type". Depois, você clica na mesma pasta com o botão direito e clica em "merge group".  Se seu título tiver só uma palavra, ele está pronto e você já pode adicionar sombras. Se tiver mais de uma palavra, repita todo o processo para a seguinte, e, depois de pronta a segunda palavra, clique selecione o layer da primeira palavra e o da segunda palavra, e dê merge layers. Só adicione sombras depois que todas as palavras estiverem no mesmo layer.

Meu layout ficou assim:


Note que, mesmo para o grupo menor, que está com todas as letras da mesma cor, eu segui o processo de colocar cada letra em um layer. Colocando todas as letras no mesmo layer, você obtém um efeito diferente, que é o do WordArt Early Bird, desse kit:

Ainda não conhecia esse kit? Ele é um freebie que você pode baixar aqui.

Se você chegou até o fim desse post (hehehehe) deixe um comentário contando o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :) Volte quando quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...